home    

Wikipédia, a enciclopédia livre




galego     Español     català     English     italiano     français     euskara    



13455
      Enregistrer au format PDF   
 

A Wikipédia é uma enciclopédia multilingual on-line livre e colaborativa, ou seja, escrita por várias pessoas, todas elas voluntárias. Foi criada em Janeiro de 2001, baseada em wiki (do havaiano wiki-wiki, significando rápido, veloz, célere).

Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser copiado, modificado e ampliado, desde que os direitos de cópia e modificações sejam preservados, visto que o conteúdo da Wikipédia está sob a licença GNU/FDL.

O modelo wiki é uma rede de páginas web contendo informações das mais diversas que podem ser modificadas e ampliadas por qualquer pessoa através de navegadores comuns, tais como o Mozilla Firefox, Internet Explorer, Safari, Netscape, ou qualquer outro programa capaz de ler páginas em HTML e imagens. Este é o fator que distingue a Wikipédia de todas as outras enciclopédias: qualquer pessoa com acesso à Internet pode modificar qualquer artigo, e cada leitor é um potencial colaborador do projecto.

A enciclopédia sem fins lucrativos, gerida e operada pela Wikimedia Foundation que organiza 3,5 milhões de artigos e mais de 720 milhões de palavras em 205 idiomas e dialetos, contém mais de um milhão de artigos em língua inglesa, segundo dados de Fevereiro de 2006, e 146 379 artigos em língua portuguesa. A maioria das entradas tratam-se de artigos, mas o número total de entradas inclui imagens, páginas de usuários, páginas de discussão, etc. Desde seu início, a Wikipédia tem aumentado firmemente sua popularidade[1], e seu sucesso tem feito surgir outros projetos irmãos. Esse projecto foi iniciado em 15 de Janeiro de 2001.


http://pt.wikipedia.org




logo FETE-UGT
logo UGT
logo Fondo Europeo para la Integracion
logo
©